terça-feira, 20 de outubro de 2009

Realização

A pedidos, pois alguns amigos reclamaram que eu tenho blog mas não estou postando, volto a colocar aqui alguma de minhas impressões e vivencias.
O ano está chegando ao fim, e com isto vem também um certo desespero e angustia, será que vai dar tempo de ensinar a meus alunos tudo o que planejo, será que eles vão aprender, será que muitos conseguiram passar de ano, será que vou deixar alguma coisa em suas memórias?? São tantos os serás que nem sei por onde devo começar, ou melhor, terminar, pois a estas alturas do acontecimento é mais fácil terminar, ou se olharmos por outro ângulo, mais difícil. Como sempre acho que meu copo está meio cheio ao invés de meio vazio, vou seguindo acreditando (gente besta é assim mesmo, acredita!!!!! E só desacredita quando não tem mais jeito mesmo!!).
Tivemos bons momentos ultimamente, conseguimos levar as crianças da escola lá para a AABB no dia 14, em comemoração a semana da criança. Foi um trabalho de 40 dias, pois conversei com João o atual presidente da AABB no começo de setembro, descrevi a ele a realidade de nossa escola e do bairro São Sebastião, e ele, gentilmente me cedeu o clube, desde que cuidassemos que nenhuma criança entrasse com piolho, verruga e problemas de pele, o que em 40 dias, conseguimos contornar, com a ajuda da triagem de Margarida, nossa querida enfermeira da Maternidade Graciliano Lordão. A data escolhida, calhou de ser a mesma escolhida por Vitória, a coordenadora do AABB comunidade para comemorar também o dia das crianças, e de comum acordo, decidimos fazer uma integração do projeto e da escola. Neste 40 dias, vi, dia a dia a empolgação das crianças de minha classe. Apesar de muitos pertencerem ao programa AABB comunidade, nem assim a empolgação foi menor, alguns alunos marcaram em uma folha quantos dias faltavam para ir ao passeio, e todos os dias riscavam o dia e contavam e me avisavam: faltam 13 dias, tia!! No dia anterior ao passeio, infelizmente faleceu a mãe de uma de nossas colega e ficamos sem saber como seria o dia seguinte. Como não foi declarado ponto facultativo nas escolas e como não houve um aviso prévio para as crianças, no dia 14 logo cedo, as crianças em peso já estavam na porta da escola na maior polvorosa. Acabamos levando todos, cada professora com sua turma e mais a ajuda imprescindível de funcionários da escola, todas as 7 turmas se encaminharam para o clube. Alguns disseram que parecia uma procissão chegando!! Lá no clube, fomos recepcionados por Vitória e seus alunos no salão do clube; como já havíamos avisados aos alunos, primeiro as meninas entraram na piscina, enquanto os meninos se divertiam no campo e na quadra de futebol, depois trocamos, as meninas sairam e foram para uma aula de aeróbica (sucesso total) ministrado por Rondinelli, nosso professor de hidroginastica que também veio como um valioso voluntário para coroar um dia perfeito. Na piscina, o toboágua foi ligado, assim como o chafariz e a cascata, e todos os alunos estavam em extase de tanta alegria. Na saída foi servido um cachorro-quente com suco a todos. Acredito que muitos não esquecerão tão cedo este dia, onde comemoramos o dia das crianças de verdade, porque o presente que eles ganharam não foi brinquedo, jogos ou roupa, mas um dia de diversão que muitos talvez nem sonhassem que poderiam passar algum dia.
Agradeço do fundo de meu coração a João, o presidente da AABB, a Vitória Lima, coordenadora do AABB comunidade, a Margarida, a Rondinelli, a Gelson e a Josimar que nos deram este suporte para que este dia acontecesse de verdade, e também a Maurice, nossa diretora, a Graça, nossa vice-diretora, as supervisoras, as professoras minhas colegas e funcionários que acreditaram que este dia poderia se tornar real, e este acreditar realizou sonhos!! Muito obrigada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário